segunda-feira, 23 de abril de 2012

Coisas que ouves facilmente naquelas músicas que passam na televisão

Cada vez mais acho que a música portuguesa é a mais original do mundo. Ok, não percebo nada do que os alemães dizem e muito menos os russos, mas não devem dizer grande coisa senão na escola aprendia-se alemão e russo como se aprende inglês. E havia por aí setecentos mil institutos de alemão como há oitocentos e quarenta mil institutos de inglês. E os Rammstein não eram obrigados a cantar em inglês para se fazerem entender.


Os franceses também não dizem nada de jeito. Ou se calhar até dizem mas sempre que ouço alguém a falar francês lembro-me dos meus testes de Francês na escola, em que mesmo a copiar não conseguia passar dos 60%. Está certo que não percebia o que escrevia, nem o que copiava, mas ainda hoje não estou certo se eu sou muito burro ou se era a professora que não gostava de mim e me queimava.


Mas voltando ao tema original ... A música portuguesa tem alguém que usa a garagem da vizinha, tem outra que diz que gosta de levar no pacote, tem outro que diz que é amor o que sente no seu coração, tem outro que fala no que aconteceu atrás da igreja naquele baile de verão e tem outra que se questiona qual a influência da ex-mulher na vida do seu novo amor. Portanto, tudo diferente, cada qual com a sua mensagem, umas mais profundas que outras (pessoalmente, e já o afirmei num outro post que duas pessoas leram, a «garagem da vizinha» merecia um estudo sociológico tal a profundidade da mensagem da música. E a profundidade da garagem também) mas, no fundo, todas são originais. Algo que não acontece com as músicas noutros idiomas.


Já nem vou falar dos brasileiros, que se não tiverem numa música as palavras 'se te pego', 'no meu pedaço', 'gata', 'mulher solteira' ou 'bara bara bere' não é uma música brasileira genuína. Nem vou falar nos espanhóis, que estou seguro que fazem as músicas a partir de guiões de filmes porno. Vou falar sim das músicas em inglês. Daquelas que passam na rádio e na televisão. Mas quando digo televisão é MTV ou Morangos com Açúcar. A sério, há algum programa de televisão que passe música mais xunga que os Morangos com Açúcar? Sempre prefiro a banda sonora de lágrimas e choro das tardes da TVI ou da SIC do que a banda sonora dos Morangos com Açúcar.


E as bandas que eles formam na novela? Quem se lembra daqueles, dos 4 Taste? Algum deles ainda canta agora ou só enganaram as pessoas e a eles mesmos durante a novela? E eles chegaram a vender algum disco? E será que ainda se vendem discos dos 4 Taste? Bem, mas não nos vamos focar nos 4 Taste senão não tenho mais nada para dizer.


Vamos então ver coisas que facilmente se ouvem naquelas músicas em inglês que passam na televisão e na rádio. E quando digo inglês digo também aqueles romenos que cantam em inglês:



  • Never leave you again (esta é um clássico);
  • Baby I love you (música que é música tem isto lá para o meio);
  • I don't want to loose you (normalmente, no videoclip, nesta parte quem canta aparece quase a chorar);
  • Let's party (não tem a ver com as anteriores, mas é um must);
  • I need you in my life (não diz necessariamente, «in my life» mas em 80% das vezes aparece assim);
  • You're beautiful inside (normalmente quem canta isto quer mesmo convencer-se que é verdade);
  • You're the love of my life (traiu a pessoa em questão, mas não deixa de afirmar isto);
  • I've been looking for you;
  • You broke my heart (outro clássico. Mas esta até tem a sua piada);
  • Nothing compares to you (até arranjar um novo amor e dizer o mesmo a essa pessoa);
  • Baby please forgive me (sim, sei que fiz grande merda mas quero é que me perdoes);
  • I'm by your side (claro que sim ...);
  • Always on my mind (quem é que quer acreditar nisto?);
  • My heart belongs to you (diz um dador de órgãos);
  • You make me happy (que lindo ...);
  • I'm better with you;
  • Can't stop loving you (outro clássico);

Se a música for do 50 Cent ou de outros que queiram copiar o 50 Cent porque ele é que é o verdadeiro rapper (o Eminem também é bom mas como é branco parece como aqueles caniches que vão na rua e ladram a bulldogs ou brancos a tentarem afundarem na cara de um preto num jogo de basket. É simplesmente improvável que consigam fazer alguma coisa) tem as mesmas expressões mas com as palavras 'sexy', 'bitch', 'fuck' e 'nigga' lá para o meio. Ou aparecem mesmo todas juntas. 

E se houver pretos na música, no videoclip eles estão de oculos de sol. Vocês os três já repararam como em 90% dos videoclips os pretos estão de óculos de sol, seja qual for a situação em que se encontram?


Sem comentários:

Enviar um comentário