sábado, 8 de fevereiro de 2014

A carta que enviei à Mars


Reparei que alguns de vocês se reviam nas minhas opiniões perante marcas e instituições que têm como obrigação e dever proporcionar-nos qualidade de vida. Mas é qualidade de vida a sério, não é como aquele meu antigo psiquiatra que dizia que o hospital psiquiátrico era qualidade de vida para mim quando nem sequer me podia sentar na poltrona sem ver se tinha lá vomitado e a televisão estava sempre na RTP1. Como podemos nós ter qualidade de vida quando há tantas coisas que estas marcas fazem mal e sem dar qualquer explicação? Sou um cidadão preocupado (e sem trabalho, mas isso é secundário) e, por isso, hoje vou partilhar a carta que enviei à Mars, a marca de chocolates.



«Bom dia,


Digo bom dia porque a minha mulher adora chocolate e come sempre um quadradinho de manhã para começar bem o dia. Por isso, sendo vocês uma marca reconhecida no fabrico do chocolate, estou certo que também começam o dia cedo quer a comer, quer a trabalhar no chocolate e em prol desse bem inestimável na saúde mental das moças. Escrevo esta carta porque além de ter muito tempo livre, estou preocupado com algumas situações relativas à vossa marca e que gostaria de partilhar e, se possível, ver resolvidas através ou de uma resposta ou de uma mudança de atitude da vossa parte. Até agradecia se tomassem em consideração as minhas propostas e agissem em conformidade em vez de me mandarem uma resposta a dizer que receberam e leram a minha carta com atenção e reencaminharam para os recursos humanos. Começo a achar que nenhuma empresa tem recursos humanos, que isso é só uma fachada para dizer que se deitaram os currículos e as cartas que recebem ao lixo.


Mas adiante, que não é de recursos humanos que vou falar hoje apesar de ser um tema a que posso voltar no futuro, mas não necessariamente numa carta para vocês. Eu já era para mandar a carta há uns tempos mas não sabia para onde havia de mandar. Não sabia se havia de mandar para «Marte» ou para «Mars». Depois também não sabia em que idioma escrever a carta. Tenho um inglês razoável mas não bom suficiente para escrever uma carta em que expusesse as minhas convicções e ideias de forma fiel. Sou péssimo a francês, só sei que «hoje» se diz «aujourd'hui» porque achei piada à palavra, tanta coisa só para se dizer «hoje». Pensei escrever em Português mas depois preocupei-me com a possibilidade de não haver nenhum tradutor de Português para o vosso idioma e que nenhum carteiro soubesse qual o destino a dar a uma carta cujo endereço fosse «Marte» ou «Mars». A situação só foi resolvida quando a minha mulher descobriu o vosso site na Internet e afinal tinham uma delegação em Portugal.


Gostava primeiro de perceber porque é que as moças gostam tanto de chocolate e lhes faz tão bem quando a mim só me dá diarreias fortes? É assim, eu agradeço o efeito, até porque um dos maiores prazeres que tenho na vida é o de esvaziar as entranhas enquanto leio banda desenhada na casa de banho. No entanto, gostava de perceber porque é que esse efeito apenas se manifesta em mim e não na minha mulher, que come um quadrado todas as manhãs e, ocasionalmente, come uma tablete inteira. Inicialmente pensei que o sentimento de culpa que as moças sentiam após comer o chocolate lhes prendia o intestino, mas uma vez comi um Mars que era para o meu sobrinho, fiquei a sentir-me culpado por ter comido mas mesmo assim deu para ler 20 páginas de um livro do Calvin enquanto fazia o que tinha a fazer. Há algum ingrediente especial para isso? Porque não pode um moço como eu comer chocolate sem dar pagar horas-extra ao meu sistema defecativo? 


Além disso, porque raio é que têm o nome «Mars» e não um nome mais terrestre ou terráqueo? Terráqueo parece-me um nome pouco elegante para um habitante do Planeta Terra, mas eles no Dragon Ball estavam sempre a dizer que iam acabar com a Terra e esmagar todos os terráqueos e o nome ficou-me no ouvido. Porque não um chocolate «Terráqueos»? Ficava um nome muito longo para as embalagens? Eu consigo imaginar-me a dizer «vou ali à mercearia do Rebelo comprar um Terráqueo para o lanche, já venho». Agora «Mars» ... Porque é que tiveram que sucumbir à internacionalização do nome? Um «croissant» é «croissant» em todo o lado, mesmo que em Portugal existam sítios onde se escreve «cruaçã». Se queriam manter o nome uniforme, em Portugal podiam ser o «Março», já que não queriam ser o «Marte». Pensem nisso. Já estamos todos fartos do inglês, por isso é que o Tony Carreira enche o Pavilhão Atlântico e os Silence 4 acabaram há anos.


Uma coisa que sempre me perturbou é que apesar da Mars ter inegável qualidade no seu chocolate, as moças preferem comer Twix porque dá a ilusão que estão a comer dois chocolates. No entanto, o Mars até é maior que o Twix, é mais pesado e mais grosso. Ninguém percebe que só o facto de dividirem o chocolate em dois o torna mais pequeno que um só? Claro que as moças também preferem Twix porque é mais fácil de dividir, fica uma barra para cada uma e não dividem seguindo a lei do «dá uma trinca», que é sempre um critério subjectivo e que varia de mandíbula para mandíbula e de carácter para carácter. Mas porque é que vocês não investem numa campanha de marketing agressiva a mostrar isto mesmo, em vez de se deixarem ser ultrapassados pela Twix? Eu trabalhei 5 meses num quiosque, toda a gente que ia comprar chocolate ou era Kit Kat ou Twix. O Kit Kat é mais caro, isso era com as pessoas, mas o Twix é ao mesmo preço e as pessoas preferiam-no ao Mars por causa daquela ilusão que estão a comer mais.


Para terminar, uma dúvida que considero pertinente. São vocês que fazem o chocolate «Lion»? É que aquilo sabe igual ao Mars e o formato do chocolate também é igualzinho, só muda a embalagem, que a vossa é preta com letras vermelhas e a deles é castanha com letras amarelas. Se forem vocês a fazerem o «Lion» mas não dizem a ninguém, retiro o que disse no ponto acima da estratégia de marketing, estão a trabalhar bem, em vez de ser só entre Twix e Mars, as pessoas já têm que optar entre Twix, Mars e Lion e as probabilidades de escolherem um chocolate vosso são maiores. Mas se não forem vocês a fazerem o Lion porque é que nunca os processaram por vos copiarem? É que vocês aí nos escritórios podem não saber, mas nos supermercados, bancas de quiosques e máquinas de venda automática, os Mars e os Lion estão sempre lado a lado. Tenham atenção a isso.


Com isto dou por concluída a minha comunicação. Espero que atendam às minhas considerações e ajam no sentido de as corrigirem e, com isso, tornarem a vossa marca ainda melhor e proporcionarem qualidade de vida às pessoas. Espero também que não me digam que encaminharam a minha carta para os Recursos Humanos, mais vale dizer que a deitaram ao lixo. Ao lixo não, que isso é normalíssimo. Prefiro que me digam que puseram a minha carta numa daquelas trituradoras de papel que só vejo nos filmes mas que adorava ter uma em casa.


Atenciosamente, do vosso consumidor frequente, embora não tão frequente como a minha mulher, que além de me roubar o apelido desde o dia em que nos casámos, ocasionalmente também me rouba os Mars da minha mesinha de cabeceira,


Lucindo Sampaio de nascença, Lucindo Sampaio Bonifácio desde o dia do casamento».

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