O local onde tudo o que é produzido é fruto de delírios alucinatórios. De quem escreve e de quem lê.
terça-feira, 13 de maio de 2014
Ontem voltei a ir trabalhar e foi dos dias mais felizes da minha vida
Nem dormi bem de domingo para segunda a pensar em como seria voltar a ir trabalhar. Tinha saudades da rotina de acordar de manhã, tomar o pequeno-almoço, apanhar o autocarro, falar com o Venâncio logo de manhã, almoçar com o Sebastião e ir jogar com o Lino e o outro pessoal todo depois de um dia de trabalho. Escolhi logo o melhor dia para voltar a ir trabalhar depois das férias, que se tivesse voltado de férias a uma terça-feira não ia jogar à noite e não era a mesma coisa. Eu sentia-me como se tivesse no dia mais feliz da minha vida, mas depois o Venâncio aconselhou-me a nunca dizer que um dia é «o melhor da minha vida» porque depois eventualmente outro dia passa a ser o melhor e tenho de substituir. Assim, se disser sempre que é «um dos dias mais felizes da minha vida» não preciso de substituir e ninguém pergunta qual é a posição desse dia no top dos dias mais felizes. Só o Gary me faria uma pergunta dessas mas ele não quer saber da minha vida a esse ponto.
Quando perguntei ao Venâncio se tinha havido novidades na fábrica enquanto eu estive de férias ele disse-me que estava tudo igual e que a única coisa que tinha mudado é que ele tinha conseguido subir a percentagem de vitórias dele no Freecell de 73% para 76%. Perguntei-lhe se mais alguém tinha ido de férias ou só eu é que tinha ido mas o Venâncio disse-me que toda a gente está a guardar as férias para Julho e para Agosto quando estiver calor. Para mim, isso foi uma grande notícia. Significa que vai tudo de férias em Julho e em Agosto, que é quando vai estar mais calor e assim além de eu estar protegido do calor na fábrica, que tem um ar condicionado fresco, estou mais à vontade porque vai estar menos gente a almoçar e, por isso, menos confusão e menos calor. O Venâncio disse-me que ia tirar as férias dele em Setembro, que também está calor, está menos gente na praia, as crianças já voltaram às aulas e os turistas já voltaram para os países deles e o Venâncio diz sempre que quem tira férias por último, faz melhor.
Nem o facto de saber que violei o provérbio do Venâncio me estragou o meu primeiro dia na fábrica depois das férias. Enquanto estava a trabalhar, o Sebastião veio ao meu departamento para me cumprimentar. Eu tinha estado com ele no sábado, mas ele disse-me que era diferente estar comigo enquanto amigo e enquanto colega de trabalho e que um dia podíamos deixar de ser amigos mas nunca poderíamos negar que tínhamos sido colegas de trabalho. Eu tive saudades de trabalhar e de falar com o Sebastião na fábrica mas não lhe disse isso, que o meu tio sempre me disse para desconfiar sempre de moços que diziam a outros moços que tinham saudades deles. Uma vez perguntei ao meu tio se ele tinha saudades de alguma coisa e ele disse-me que só tinha saudades do dinheiro que tinha gasto e de comer marisco, que já não comia para aí há 3 meses. Perguntei-lhe porque não ia comer marisco já que tínhamos uma marisqueira perto de casa. O meu tio disse-me que entre ter saudades de comer marisco e entre ter saudades do dinheiro que ia gastar para comer marisco, preferia ter saudades de comer marisco.
Outra coisa que sentia falta era dos almoços da Xana da cantina. A minha mãe cozinha bem mas só cozinha para o meu irmão e para o meu pai. Diz sempre que se esquece de fazer para mim e então eu acabava por comer sempre cereais ou massa com atum que só podia fazer depois da minha mãe sair da cozinha, para aí às 14:30. Por isso, foi com bastante agrado que voltei a comer ao meio-dia e meia (ou 12h30, como preferirem) e comida feita por outra pessoa sem ser por mim. Além disso, era comida cozinhada pela Xana da cantina, que sabe cozinhar bem. Quando estava a ser servido pela Xana disse-lhe que já tinha saudades da comida dele e ela disse-me que já tinha saudades de ser a comida de alguém. Acho que as férias me fizeram mal neste aspecto, voltei a não perceber o que a Xana me dizia. Tudo bem que durante as férias fui falando com ela por mensagem e às vezes por chamada, mas acho que ainda vou demorar uns dias até voltar a percebê-la.
O único aspecto menos positivo do meu dia de regresso ao trabalho foi o que aconteceu com a Vera da Contabilidade. Ela na semana passada mandou-me mensagem a pedir desculpa por ter falado mal para mim. O meu tio sempre me disse que preferia estar com as moças frente a frente do que as ver na Internet. O Venâncio também me disse que o que as moças valorizam mais num moço é o contacto ocular, o sorriso e a memorização de datas importantes. Por isso, decidi não responder à mensagem da Vera da Contabilidade por telemóvel e responder-lhe pessoalmente. Quando a vi na fábrica, à hora de almoço, aproveitei que estava a almoçar sozinha para ir lá falar com ela. Agradeci-lhe a preocupação e disse-lhe que não havia problema, que todos tínhamos dias maus. Ela chamou-me «estúpido» e disse que os homens eram todos iguais. Eu não sei se isto pode ser considerado racismo ou discriminação mas acho que sim. Até porque uma vez o Lucindo disse que os pretos e os chineses lhe pareciam todos iguais uns aos outros e o Gary disse-lhe que isso era um misto de miopia e racismo. E eu concordo com o Gary porque o Denzel Washington e o Eddie Murphy são pretos e não têm nada a ver um com o outro.
P.S.: Para terminar bem o dia fui jogar futebol com o pessoal da fábrica. Fiquei na equipa do Lino (logo não levei nenhuma carga de ombro), do Venâncio, do Sebastião, do Acácio e do Peixe-Espada. Ganhamos 5-3 e foi um bom jogo. Não sei se foi de ter estado de férias mas acabei mesmo cansado. No balneário, descobri que o Nando Farras, na sexta-feira, entornou sem querer a bebida dele toda por cima da ex-mulher do patrão e acabou na cama com ela e que quando o patrão descobrisse ainda despedia o Nando. Por isso, é melhor guardar segredo. Aliás, é melhor guardar segredos, que o Venâncio disse-me que o nome verdadeiro do «Peixe-Espada» é Mário, mas toda a gente lhe chama isso porque a mulher dele o traiu. Ele é que pensa que lhe chamam isso por ter um nariz grande.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário