quarta-feira, 24 de julho de 2013

O meu patrão quer dar-me férias de Verão. O que é que eu faço?


Pensei que depois do suplício das férias da Páscoa não ia ter que voltar a sofrer assim. O meu patrão chamou-me ao escritório dele hoje. Fiquei um pouco desiludido por ver que já não tinha aqueles tapetes com tigres que tinha antes. Perguntei-lhe o que tinha acontecido aos tapetes e ele disse que o gato persa dele os comeu. Eu a princípio até acreditei, os Persas eram um povo que andava sempre em guerras na altura deles, não me admirava nada que os gatos ainda conservassem esses instintos e comessem tapetes de tigres a pensar que eram tigres a sério. Mas depois quando lhe perguntei pela mulher dele e me disse que o gato persa a tinha comido desconfiei que estivesse a mentir. Ou que então «Gato Persa» fosse algum nick sem originalidade daqueles chats manhosos onde o Gary ás vezes vai conhecer moças.



O Venâncio disse-me uma vez que sempre que o chefe chama alguém do sexo masculino ao gabinete dele ou é para o despedir ou para lhe dar um aviso importante. Sempre que chama alguém do sexo feminino ou é para a promover ou é a Xana da cantina a levar-lhe lá o lanche. Sempre que a Xana da cantina vai ao gabinete do chefe passa pela minha secção e atira-me um beijo. Ainda bem que ela não sabe que eu sou um mau guarda-redes senão nunca mais me atirava beijos. Por esta altura, acho que pelo menos metade dos beijos que me atirou devem ter ido para o Alberto, que trabalha atrás de mim. Mas adiante, será que ia ser despedido ou ia receber um aviso importante? Uma vez vi num filme um moço que recebeu um aviso importante do chefe e acabou aos tiros com mafiosos. Quem me dera ser despedido, era bem melhor. Mas o que aconteceu foi muito pior.



Não é que o meu patrão me disse que estava muito satisfeito com o meu trabalho e que por isso me ia conceder 20 dias de férias? Mas que é que ia eu fazer com 20 dias de férias? Aquelas convenções sobre o impacto económico dos minotauros ou do cultivo do espargo selvagem na Mesopotânia só estão disponíveis entre Setembro e Julho. Implorei ao meu patrão para me deixar ir trabalhar, já me tinha chegado o que aconteceu nas férias da Páscoa. Até lhe disse que se eu fosse trabalhar ele podia poupar dinheiro com o subsídio de férias. Realmente não percebo como é que as pessoas podem criticar os patrões quando eles lhes pagam o ano todo para trabalharem e depois ainda lhes pagam para ter férias. Eu é que não gosto de férias senão ainda gostava mais do meu patrão. Ele disse-me que só não aceitava a minha proposta porque era ilegal e para fazer ilegalidades ao menos fazia desfalques e branqueamento de capitais. Se fosse apanhado pela justiça a fazer uma ilegalidade destas os outros patrões iam-se rir dele em vez de o respeitarem.



Como eu respeito o meu patrão nem insisti mais. Se há coisa que não tolero é pensar em pessoas a rirem-se do meu patrão quando ele até me queria pagar para eu não trabalhar. Se eu ainda tivesse uma moça para me ocupar o tempo até agradecia as férias mas assim vou andar 20 dias a ir buscar pão ralado para a minha mãe ou a explicar ao meu tio porque é que há países com nomes esquisitos tipo Bangladesh. O meu tio nisso tem razão, as pessoas são mesmo mesquinhas. Em vez de facilitarem a vida aos outros a porem nomes de países que facilmente se decorasse e soubesse põem nomes todos estranhos e esquisitos. Ao menos aquele país que se chama Peru é fácil de lembrar, sempre que me perguntam nomes de países digo logo Peru. Só não digo peru em primeiro lugar quando vou à Churrasqueira, aí tem que ser frango senão o Vítor Piranha deixa de me falar. O Júlio César disse-me que o Vítor Piranha acabou o namoro com a prima dele porque ela uma vez foi à Churrasqueira e lhe pediu meia dose de bacalhau.



Quem anda entusiasmada com as férias é a Xana da cantina, até me perguntou quando é que eu ia ter as minhas e que podia passar as férias com ela, no quarto dela. Agradeci o convite mas não me parece possível. Eu tive 3 a Ciências, quer quando fiz por mim, quer quando fiz pelo meu irmão. Pode-se dizer que sou coerentemente pouco culto a Ciências. Mas uma coisa aprendi: se se fica a respirar, no mesmo sítio, muito tempo, o oxigénio é todo substituído por dióxido de carbono e é impossível respirar. Disse isto à Xana da cantina e ela disse-me que quando atinge o orgasmo também não consegue respirar bem. Perguntou-me se eu queria ver mas como até gosto dela por me deixar tirar sempre uma peça de fruta e uma sobremesa na cantina da fábrica disse-lhe que não, que preferia vê-la a respirar normalmente e sem complicações. Eu bem sei o que sofro quando começo a tossir durante 4 ou 5 segundos e não consigo respirar, não desejo o mesmo a ninguém. Se calhar desejo à Paulinha por ela me fazer sofrer por amor. Mas à Xana da cantina não.






P.S.: Só perguntei no título mas volto a perguntar: o que é que eu faço? Faço mesmo férias e fico 20 dias a sofrer e a contar os dias para ir voltar a trabalhar? Digo ao meu patrão que aceito as férias mas vou na mesma trabalhar sem dizer nada a ninguém? Ou peço um atestado médico em que diga lá que ter férias agrava-me uma bronquite? Ouvi dizer que já houve gente que foi presa por causa de atestados falsos. Eu não quero ir preso. Ouvi dizer que 3 dias por semana a comida é atum enlatado e nos jogos de basket vale carga de ombro. Para isso mais vale ir de férias. Mas se souberem alguma sugestão melhor por favor escrevam nos comentários.


Sem comentários:

Enviar um comentário